Analogia do Crescimento da Energia Eólica no Brasil Em Comparação com o Potencial da Energia Solar Fotovoltaica
Analogia do Crescimento da Energia Eólica no Brasil em Comparação com o Potencial da Energia Solar Fotovoltaica
Olá, aqui é o Luís Colaferro da Blue Sol, e estamos aqui no meio do Rio Grande do Norte para mostrar a você uma comparação entre energia solar fotovoltaica e energia eólica. Eu quero comparar isso, pois muita gente me pergunta a respeito desse grande sucesso que é a energia eólica, o aproveitamento da energia eólica no Brasil, e como isso se compara ou talvez indica um caminho de sucesso, de crescimento para a energia solar fotovoltaica, também. Então eu quero destacar as semelhanças e as diferenças entre essas duas fontes, até para poder prever o que irá acontecer com a energia solar a partir de agora. Existe uma grande diferença, a princípio, entre energia eólica e energia solar, apesar de serem duas fontes limpas e renováveis, a energia eólica possui seu recurso, o vento, muito mais localizado em algumas regiões do Brasil.
O Rio Grande do Norte é uma delas, por isso, esses grandes parques eólicos são possíveis. Quando a gente fala de energia solar existe um aspecto mais amplo, pelo fato de a energia solar, obviamente, também ser aproveitada onde existe mais energia solar, maior irradiação solar, mas não está tão limitada assim, já que o recurso solar é abundante em todo o país. Essa é grande diferença entre essas duas fontes de geração, eólica e solar, a disponibilidade e os locais onde elas serão instaladas. Provavelmente, aqui no Nordeste, teremos um amplo aproveitamento da energia solar, também, pois a radiação solar é muito abundante, porém, nós vamos conseguir aproveitar o recurso solar no estado de São Paulo, que hoje está puxando uma grande revolução solar para a geração centralizada, o estado de Minas Gerais que através do primeiro leilão de energia solar houve uma grande quantidade contratada para o aproveitamento do recurso solar. Então, essas regiões elas vão, realmente, ser diferenciadas, e a energia solar fotovoltaica pode ser mais amplamente aplicada, quando comprada à fonte eólica, embora ainda exista uma grande capacidade de aproveitamento do vento por todo o Brasil. Uma outra diferença muito importante é que na eólica existe a capacidade de se fazer um aproveitamento centralizado, e a solar pode ser utilizada tanto de maneira centralizada quanto distribuída. Então a fonte solar pode ser instalada em residências, em empresas, em indústrias, que queiram gerar a sua própria energia. E no setor eólico nós temos grandes parques de geração que são empresas constituídas justamente para gerarem a energia, elas não são as próprias consumidoras dessa fonte maravilhosa de energia.
O âmbito de contratação dessa energia se dá através de leilões, feitos pelo próprio governo, aonde existe uma quantidade de investidores, de empresas interessadas em construir esses grandes parques eólicos, que são diversos pelo Brasil, e isso já está acontecendo de forma similar, com a energia solar. A fonte eólica começou em 2005, 2006, pelos programas de incentivo, e em 2009 com o primeiro leilão específico da fonte eólica, onde acontece a contratação de 1,8 Giga Watts de potência para essa fonte de geração. O leilão específico para geração de energia centralizada solar aconteceu no ano passado de 2014 (esse vídeo é de 2015), onde houve a contratação de 1 GW de potência para a energia solar. Então você observa que as duas estão seguindo esse mesmo caminho, mas é como eu disse, a solar pode crescer através de distribuídas, em empresas, residências, etc. Já são 281 usinas eólicas espalhadas pelo Brasil, com 7 GW de potência instalada, e outros 10 GW de potência em construção, então o volume principal da eólica acontece dessa forma centralizada, e acreditamos que exista muita oportunidade da solar acontecer de forma centralizada com grandes parques solares, talvez até próximos aqui da fonte eólica, aproveitando um pouco dessa infraestrutura de distribuição e conexão já tem pronto aqui nesses parques eólicos. Existem até as perspectivas de que investidores donos desses parques, daqui, entrem com a solar em conjunto. Então, vemos as semelhanças e diferenças, utilizando esse cenário maravilhoso aqui, e gostaria que vocês acompanhassem a história da energia solar e possa participar, tornando-se um profissional, um empreendedor, um empresário da área de energia solar. Você pode começar pequeno através do potencial que existe para a geração solar distribuída, nas casas e empresas.
EBOOK BRAZIL http://ebookbrazil.blogspot.com.br


0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial